9 dicas para otimizar a gestão da revenda de veículos

9 dicas para otimizar a gestão da revenda de veículos

Você utiliza um sistema para gestão de revenda de veículos? Otimizar a gestão desse segmento é fundamental para manter o negócio organizado. Por meio de uma gestão eficiente é possível controlar melhor os estoques e construir uma reputação efetiva para a marca.

Nesse processo, muitas vezes o gestor precisa sair da sua zona de conforto e tomar algumas iniciativas em relação às diversas áreas de seu estabelecimento, e a adoção de um sistema para gestão de revenda de veículos é o primeiro passo para essa adequação.

Felizmente, também existem estratégias que já se mostraram eficazes para inúmeras empresas da área, além das ferramentas que facilitam a gestão e o crescimento da revenda. Portanto, neste artigo, traremos algumas dessas dicas para otimizar a gestão da sua loja de automóveis, aproveitar seus diferenciais e explicaremos melhor como o sistema para gestão de revenda de veículos contribuirá para boa parte dessa otimização. Confira!

1. Invista na comunicação interna

Ruídos na comunicação interna da loja acabam prejudicando todo o negócio, mais cedo ou mais tarde. Quando as trocas de informações entre os colaboradores são falhas ou quando não há transparência em relação aos processos, a tendência é de desorganização e conflitos.

Por isso, um dos pontos fundamentais para a otimização da revenda de veículos é a comunicação. É preciso falar claramente sobre os pontos mais importantes do negócio, dar feedbacks aos funcionários sobre seus erros e acertos, além de dar liberdade para os colaboradores trocarem ideias entre eles. Assim, todos têm oportunidades de melhorar seu trabalho atual, contribuindo para o crescimento da empresa.

O uso de soluções como um sistema para gestão de revenda de veículos também contribui para melhorar a comunicação corporativa. Alguns têm ferramentas como chats e integram as diversas áreas da empresa, com quadro de tarefas para a gestão de processos.

2. Mapeie os processos

Mapear processos consiste em documentar, definir etapas e realizar diagnósticos para os fluxos de atividades da sua revenda. Dessa maneira, tanto você como os colaboradores podem identificar pontos de melhoria para os trabalhos que são realizados no dia a dia.

Quer um exemplo? Você pode padronizar os documentos de acordo com cada setor. A área de vendas pode ter certos protocolos toda vez que algo é feito com um veículo. Isso também vale para as finanças, que podem ter subpastas por assuntos, como salários, fluxo de caixa etc. Mais tarde, quando precisar encontrar uma informação, você não terá nenhuma dificuldade.

Para realizar o mapeamento de processos, existem muitas ferramentas gratuitas que criam os workflows de cada etapa e ajudam na visualização dos profissionais responsáveis e das tarefas que precisam ser executadas.

Junto a isso, é altamente recomendado contar com métricas e indicadores de desempenho (KPIs ou Key Performance Indicators) que mostrem se você está caminhando na direção de seus objetivos e o sistema para gestão de revenda de veículos será a plataforma pela qual os dados para nutrir esses indicadores poderão ser coletados.

3. Capacite seus funcionários

Colaboradores capacitados executam suas tarefas com mais qualidade e dedicação. Por isso, investir em treinamentos para a equipe é uma excelente alternativa para superar dificuldades e prosperar. A preparação do seu público interno pode ser feita por empresas terceirizadas ou até mesmo pelo próprio gestor da empresa, que precisa conhecer a fundo todas os workflows.

Também é possível promover treinamentos com profissionais que compõem a equipe. Por exemplo, se você deseja que seus colaboradores melhorem o desempenho nas vendas, que tal pegar seu vendedor mais experiente para compartilhar dicas com os colegas?

Junto a isso, é importante trabalhar a motivação, por meio do reconhecimento e recompensa das pessoas quando fazem um bom trabalho. Assim, quem ganha não é só o funcionário, mas a revenda como um todo.

4. Crie metas de vendas individuais e coletivas

Motivar a equipe não é fácil e exige planejamento. A recompensa pode acontecer a partir do preenchimento de vários requisitos que são avaliados por um dos colaboradores, que se encarrega de definir o padrão de pontos e as atividades e comportamentos que serão analisados durante um período específico.

Para facilitar e ainda garantir um desempenho eficiente, o gestor também pode criar metas individuais para cada setor ou colaborador e metas coletivas, que devem ser alcançadas por toda a equipe. A premiação também deve ser variada, para não ser incorporada ao salário depois de um tempo.

Há uma ferramenta de gestão muito interessante para a delimitação de metas e objetivos: o método SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound). Esse método embasa as características de cada meta, que devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis.

5. Explore o marketing e seus diversos caminhos

Atualmente, é muito difícil chamar a atenção do público sem qualquer investimento em marketing. Por outro lado, com as redes sociais, nunca foi tão fácil anunciar e obter bons resultados.

Mas para que a estratégia seja eficiente, também é preciso planejamento. O marketing digital permite criar anúncios para públicos bastante específicos. Dessa maneira, você não precisa gastar dinheiro com propaganda para quem não quer comprar de você. Pelo contrário: poderá focar no perfil de seus melhores clientes e divulgar suas ofertas para eles, basta falar o que eles realmente querem ouvir.

Como as montadoras já fazem o chamado "marketing de massa", falando sobre as qualidades das marcas e modelos, você pode e deve focar em anunciar para o público da sua região. Se as pessoas não lembrarem que a sua revenda existe, como elas poderão comprar seus veículos?

Portanto, comece a experimentar: mantenha um site corporativo, faça posts patrocinados em redes sociais como o Instagram e Facebook e desenvolva parcerias com outras empresas para divulgar o seu negócio.

6. Cuide das vendas

Ao pensar em otimizar a gestão da revenda de veículos, sem dúvida é muito importante dar uma atenção especial às vendas. Afinal, essa área é o coração do seu negócio. Se as vendas não ocorrem, todos os outros setores da loja param.

Em primeiro lugar, a equipe de vendas precisa saber para quem vender e o que vender. Então, é fundamental conhecer bem os produtos e buscar compreender as necessidades de cada cliente de forma individualizada.

Assim, será possível sugerir automóveis que realmente se encaixem com as necessidades, as preferências e as possibilidades de cada consumidor. Nesse processo, o gestor tem a missão de incentivar a equipe, estabelecendo metas, sugerindo abordagens e focando na experiência do cliente.

Além disso, deve atentar para o método de venda dos profissionais e conferir se a postura de cada um está de acordo com os valores propostos pela empresa no mercado. Isso requer uma análise do comportamento dos vendedores: se agem com empatia, escutam com atenção os anseios dos clientes e se utilizam uma linguagem adequada durante a comunicação. Veja essas considerações, a seguir.

Aja com empatia

Isso significa se colocar no lugar do cliente. Para mostrar que você o compreende e corresponder às suas reais expectativas de consumo, é preciso entender como eles pensam e se relacionam com o seu produto.

Ouça com atenção

Quando o cliente percebe que você está atento ao que ele diz, algumas barreiras desse processo de comunicação são transpostas e ele se sente mais confiante para expor melhor suas expectativas.

Isso está relacionado com a capacidade do vendedor de se comunicar de forma compreensiva para absorver a demanda do cliente adequadamente e apresentar a melhor solução para o problema apresentado.

Utilize a linguagem adequada

Cada pessoa tem uma forma de se expressar. Portanto, é preciso que a empresa avalie as características do público que vai interagir e instrua os profissionais que se relacionam diretamente com os clientes para padronizar a forma de atendimento e a linguagem utilizada.

7. Mantenha os documentos da revenda organizados

A organização é essencial em qualquer empresa. Além da importância de um sistema para gestão de revenda de veículos, que poderá integrar os processos e apresentar as informações necessárias para uma gestão digital eficiente, também é preciso considerar como processos relacionados aos documentos em estado físico serão executados. Para colocar isso em prática, veja algumas dicas.

Guarde somente documentos necessários

Muitos documentos, especialmente aqueles que já estão disponíveis em âmbito digital, não precisam ser armazenados em estado físico, como comprovantes de pagamentos efetuados em aplicativos bancários. Outros, precisam ser armazenados por, no mínimo, cinco anos.

Para reduzir a quantidade de documentos armazenados na sede da empresa, estabeleça um critério para guardar apenas aqueles que não podem ser digitalizados.

Armazene os documentos em local adequado

Os arquivos físicos devem ser classificados e organizados em caixas, gavetas ou armários, mas longe de umidade e locais nos quais podem correr o risco de sofrer alteração. Já os digitais podem ser armazenados em nuvem para garantir uma gestão eficiente da informação: assim, são consultados a qualquer hora e de qualquer lugar, podem ser acessados somente por pessoas autorizadas e não estão a mercê dos cuidados necessários em um ambiente físico da empresa.

Caso o gestor se sinta mais seguro em manter um backup próprio, deve se certificar de que as informações ficarão salvas em um lugar fora da infraestrutura da empresa: um HD externo, por exemplo.

Estabeleça critérios de classificação

A classificação documental é essencial para uma gestão eficiente. Ao organizar os arquivos da sua revenda de veículos, sinalize o local em que cada tipo de documento será armazenado e certifique-se de que todos os funcionários tenham conhecimento desse sistema de classificação, para que os processos de guarda e de busca de documentos sejam facilitados, tanto no momento de fechar uma venda quanto para procedimentos internos.

Identifique e sinalize o prazo de descarte de documentos

O ciclo da gestão documental também se encerra e o gestor precisa estar atento ao momento do descarte de arquivos a fim de evitar acúmulos que interfiram na capacidade de organização e de armazenamento da empresa.

8. Automatize os processos fiscais

É fundamental que toda empresa se mantenha em dia com o Fisco, caso contrário poderá ser multada ou até mesmo ter sua operação encerrada. No entanto, enquanto os seus processos fiscais forem feitos manualmente, a sua revenda estará sujeita a erros e retrabalhos, além do alto custo para a manutenção de uma equipe responsável por essa tarefa. Por isso, automatizar essa atividade deixa tudo mais fácil, prático e seguro.

A automatização pode ser feita por meio de um sistema de gestão que seja especializado no seu setor, como citamos nos tópicos anteriores. Assim, o software já virá totalmente preparado para suprir as demandas do seu negócio, atendendo a todas as necessidades que a sua loja de veículos tem no dia a dia. Como resultado, você deixará de se preocupar com assuntos burocráticos e poderá focar seu tempo e energia em atividades mais estratégicas.

9. Tenha um sistema eficiente

Atualmente, as revendas que não têm um bom sistema de gestão perdem competitividade no mercado. Isso porque um software de qualidade otimiza e automatiza os processos fiscais e tributários, evitando que a loja cometa erros ao pagar impostos ou gerar notas fiscais, por exemplo. Dessa maneira, é possível economizar altos valores ao evitar o pagamento de multas.

Além disso, um sistema de gestão voltado especialmente para revendas permite fazer todo o gerenciamento dos veículos que estão à venda, incluindo pontos como: despesas dos veículos, dias parados no pátio, dossiê dos veículos, arquivamento dos documentos, emissor de nota fiscal eletrônica, gerenciamento dos clientes e fornecedores, gestão financeira, aviso de vencimento de financiamentos para gerar oportunidades, geração de contratos de forma automatizada e personalizada, entre outros.

Como você pode perceber, com sistema para gestão de revenda de veículos todo o seu negócio se torna muito mais organizado e eficiente:

*é possível tomar decisões mais acertadas e com mais agilidade;

*o nível de qualidade do serviço é maior e agrega mais valor para a experiência do cliente;

*há um aumento da integração de todas as áreas da empresa;

*ocorre um aumento da produtividade organizacional;

*os custos operacionais são reduzidos;

*a infraestrutura corporativa se torna mais robusta, confiável e competitiva, entre outras vantagens.

Por fim, se você realmente deseja superar os desafios e quer otimizar a gestão da revenda de veículos, nós podemos ajudar. A Boom Sistemas oferece um sistema de automatização desenvolvido exclusivamente para atender lojas desse setor. O software atende a todas as necessidades e atividades de uma revenda de veículos, a fim de ajudar a melhorar sua eficiência e organização, gerando bons resultados.

Agora que você conhece a importância de um sistema para gestão de revenda de veículos, que tal ver esses resultados na sua empresa? Então, entre em contato conosco e solicite uma demonstração!