Saiba como escolher um software de gestão para revenda de veículos

Saiba como escolher um software de gestão para revenda de veículos

Contar com um software para revenda de veículos é fundamental para otimizar os processos, organizar e gerar competitividade para a sua revenda de carros. Durante muito tempo, os empresários acreditaram que esse investimento era alto e apenas viável para grandes lojas de veículos.

Contudo, a realidade é que contar com ferramentas que otimizem os processos de qualquer negócio, independentemente do tamanho e do segmento, é fundamental para ter uma gestão mais estratégica e que gere lucros.

Neste artigo, você vai saber como escolher um software para a sua revenda de veículos. Acompanhe!

O que é um software de gestão para revenda de veículos?

Trata-se de uma ferramenta que vai abrigar todos os processos administrativos, fiscais, financeiros, comerciais e de marketing da empresa, de forma a automatizar processos e diminuir o trabalho manual.

Com isso, sua equipe ganha tempo para se dedicar à prospecção de clientes, relacionamento com os leads, fechamento de vendas e outras questões importantes para o negócio.

Qual a importância de contratar um software para revenda de veículos?

O mercado de veículos está cada dia mais competitivo e contar com uma ferramenta que agiliza os processos é fundamental para criar diferencial que agregue na compra do cliente. Além disso, a incidência de erros causados por falhas humanas é reduzida e todos os dados ficam armazenados na plataforma, diminuindo a perda de informações importantes para a sua revenda de veículos.

Aumentar os lucros e ter uma gestão baseada apenas em dados também é possível com a informatização dos processos. Logo, é preciso inovar para gerar resultados positivos. Um software, portanto, facilita as ações para que a sua marca esteja sempre na memória do cliente de forma positiva.

Quais os benefícios de um software de gestão para revenda de veículos?

Confira, logo abaixo, as principais vantagens de um software de gestão nesse segmento.

Informações rápidas e precisas

Com um software para revenda de veículos todas as informações ficam armazenadas em um mesmo ambiente e você pode usar os buscadores da ferramenta para localizar as informações desejadas, de forma rápida e prática.

Alertas inteligentes

Com um sistema você pode acompanhar por quantos dias o carro está estacionado no pátio e as suas pendências. Para isso, o software gera alertas que facilitam o controle dessas demandas.

Cálculo da lucratividade

Como todas as informações de gestão da loja ficam no sistema, fica mais fácil calcular quais foram as despesas do veículo a cada mês. Isso porque o sistema é programado para calcular automaticamente o lucro previsto.

Registro das negociações

Com um software para revenda de veículos, você tem fácil localização das garantias aplicadas, do histórico da venda, documentações envolvidas e contratos formalizados.

Como escolher um software para revenda de veículos?

Veja como optar pelo melhor software para revenda de veículos.

Interface amigável

Um layout limpo e uma interface fácil de manusear são fundamentais para facilitar a vida do usuário. Logo, na hora de escolher o software para a sua revenda de veículos, opte por uma plataforma que tenha uma arquitetura simples e com arquivos acessíveis e compartilháveis. Isso otimiza o tempo dos seus colaboradores e ajuda a simplificar os processos.

Gestão integrada de todas as informações

A grande vantagem de um software é armazenar todas as informações referentes ao negócio dentro de uma mesma ferramenta. Assim, ao contratar um sistema de informações, assegure-se que ele é capaz de abrigar todos os dados da empresa, como fluxo de caixa, estoque e integração com outros sistemas.

Boa visualização de relatórios

Uma gestão baseada em dados é fundamental para o sucesso e a rentabilidade de qualquer negócio. Por isso, ao escolher o seu sistema, certifique-se de que ele tenha um campo para relatórios e que eles estejam alinhados com as métricas necessárias para o seu negócio.

Emissão de nota fiscal

Atualmente, a maioria dos sistemas já integra o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Com esse recurso é possível emitir sua nota fiscal com poucos cliques e com a segurança que sua loja de veículos precisa.

Quais as principais funcionalidades que o software precisa ter?

Um software de revenda de veículos precisa ter algumas funcionalidades importantes para o negócio. Entre elas estão as seguintes.

Cuidar dos dados da sua empresa

Um software para revenda de veículos não somente auxilia nas vendas, mas também disponibiliza mais segurança para os dados do negócio, por meio da tecnologia que dificulta o acesso não autorizado a essas informações e realiza cópias de segurança.

Dessa forma, é possível proteger o know-how conquistado pela sua equipe de vendas, por exemplo.

Identificar o perfil dos clientes

É importante que o software disponibilize uma análise minuciosa de informações referentes ao negócio, como os tipos de clientes da loja. Torna-se mais fácil identificar esses tipos de perfis e atrair clientes por meio de informações mais específicas de vendas realizadas, coletadas em análises de dados qualitativos e quantitativos do software.

O fato é que, ao ficar por dentro do perfil dos clientes de sua revenda de veículos, ficam disponíveis ferramentas para gerar estratégias mais efetivas e fazer com que a loja tenha êxito em seus negócios.

Automatizar inventário

A grande verdade é que não há uma gestão de estoque, em qualquer negócio, que nunca tenha algum erro. Podem ocorrer vários gargalos que trazem divergências entre as informações contidas no sistema e o estoque físico.

É com esse cenário que um software faz toda a diferença. É muito importante que ele tenha a funcionalidade de realizar a contagem dos veículos e que faça o ajuste do estoque de forma ágil, além de registrar no histórico tudo o que foi realizado.

Gerar relatórios em tempo real

Por último e não menos importante está a funcionalidade de gerar relatórios em tempo real. É muito importante saber qual o melhor vendedor do mês, quais são os modelos de carros mais vendidos, quantos veículos foram vendidos no último mês, qual gerou mais gastos com garantias e no último ano, além da marca mais vendida e da menos vendida na loja.

Com o auxílio do software, é possível ter todas as respostas para estas perguntas por meio de relatórios que são gerados em tempo real. Inclusive, com todas essas informações estratégicas podem ser desenvolvidas ações de vendas mais efetivas para a sua revenda de veículos.

Quais são os benefícios de ter um software para revenda de veículos?

Para que você veja como é importante investir em um sistema de software, falaremos sobre as principais vantagens que um software eficiente pode oferecer. Veja só!

Aumenta a eficiência e eficácia

Por mais que grandes empresas tenham sido construídas sem o auxílio da tecnologia, é sabido que hoje em dia esse recurso faz toda a diferença no desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa. Se você realiza investimentos em ferramentas tecnológicas, fica muito mais fácil visualizar rapidamente a eficácia dos processos internos e o aumento da eficiência.

Isso se deve ao fato de dispensar serviços manuais que possam demandar tempo, excluir retrabalhos e fazer com que a equipe fique mais produtiva.

Melhora o planejamento

Com um software para revenda de veículos, por meio da utilização de ferramentas de workflow, você consegue fazer a visualização de todo o fluxo de trabalho na loja, além de:

*otimizar a distribuição dos processos;

*visualizar as atividades e obrigações que não estão sendo colocadas em prática;

*identificar erros que podem passar despercebidos se não houver uma análise criteriosa.

Ao conseguir esse controle possibilita que a equipe consiga acesso a relatórios de forma ágil e segura, servindo como guia para construir os planejamentos e também para as tomadas de decisões.

Otimiza os processos

Ao otimizar os processos, você está fazendo o mapeamento das atividades da revenda. O seu intuito é visualizar erros que possam ocorrer e gargalos que possam afetar o desenvolvimento do negócio. Dessa forma, ao implantar um software, é possível otimizar os processos e potencializar os resultados Isso se deve ao fato de facilitar a eliminação de desperdícios e também direcionar melhor os recursos.

Como escolher um bom software?

Agora que você sabe como um software pode ajudar sua revenda, é importante saber como escolher o melhor para sua loja. Conheça algumas dicas!

Fique atento à segurança

Um elemento relevante, porém, às vezes esquecido, é a segurança da informação. É sabido que são cadastrados em softwares dados sigilosos da sua revenda, dos colaboradores e dos clientes. Caso esses dados sejam perdidos ou roubados, isso poderá trazer graves problemas ao negócio.

Sendo assim, é importante pesquisar muito sobre os módulos de segurança do software. Faça uma avaliação para ver se eles são desenvolvidos o suficiente para que traga mais segurança à sua concessionária ou se poderá dar "dor de cabeça" futuramente. Além disso, analise a frequência com que o software é atualizado e como o fornecedor se apresenta diante da segurança.

Escolha uma solução específica

Outro ponto importante é ficar atento à especificidade da solução. Hoje em dia, há diversos softwares de gestão e grande parte deles não foi desenvolvida especificamente para atender a revenda de carros. Logo, é preciso começar fazendo uma análise das soluções que sejam específicas para esse mercado.

Isso é essencial porque softwares especializados apresentam soluções profundas para cada modelo de negócio e seu fornecedor consegue compreender e atender melhor às suas necessidades.

Obtenha o feedback de quem usa o software

Por último, é muito importante se ater ao feedback de quem já utiliza a solução. Tire um tempo para conversar com essas pessoas e analise sua opinião acerca do software — se causa satisfação ou se não supre as demandas.

Esse feedback é essencial, devido ao fato de que vem de outros clientes, precisamente concessionárias e porque falam sobre os pontos positivos e negativos do software. Diante disso, caso conheça alguém que utiliza o software, não pense duas e combine uma conversa. Se não conhecer alguém, a alternativa é pedir para o próprio fornecedor e analisar os casos de sucesso que a empresa disponibiliza para seus clientes em potencial.

Quais as consequências de não contar com um software para revenda de veículos?

A revenda de veículos que não utiliza um software de gestão pode trazer algumas consequências negativas. Algumas delas são as seguintes.

Clientes insatisfeitos

Sem a ajuda de um software de gestão para revenda de veículos fica muito difícil desenvolver estratégias para aumentar a satisfação do cliente e maximizar as vendas de veículos. O fato é que o software viabiliza eficiência e agilidade no atendimento e na elaboração de processos mais certeiros.

Informações desprotegidas

Outra consequência negativa da falta de um software é o risco de perder informações importantes, devido ao fato de estarem desprotegidas. A tecnologia disponibiliza agrupar e armazenar dados, que antes ficavam em planilhas e banco de dados, por exemplo, e eram de difícil acesso.

Com a tecnologia, os dados podem ser visualizados e atualizados de forma bem simples, por ficarem integrados em rede. Todavia, é essencial frisar que deve ser realizado regularmente o backup dessas informações.

Isso se deve ao fato de ser extremamente importante estar preparado para panes elétricas, ataques cibernéticos e alguns imprevistos que podem fazer com que a loja perca todos os seus dados. Isso seria uma grande tragédia para o negócio, trazendo grandes prejuízos financeiros.

Queda na produtividade

Por fim, sem um software fica mais difícil detectar falhas menores na gestão, afetando a produtividade dos colaboradores da loja. As falhas e erros que, muitas vezes, não podem ser detectados sem o auxílio da tecnologia, dificultam o trabalho deles, prejudicando seu desempenho e consequentemente, as vendas.

O fato é que, dependendo das atividades e dados envolvidos, erros na gestão e nos processos podem ocasionar a perda de dados importantes e de clientes.

Por que contar com a Boom Sistemas?

A Boom Sistemas oferece um software exclusivo para atender sua revenda de veículos e a ferramenta auxilia em todas as necessidades do negócio, como:

*cadastro de clientes e fornecedores;

*fluxo de caixa/contas a pagar e receber;

*orientações contábeis e emissor de nota fiscal eletrônica;

*gerenciador de estoque;

*integrador de anúncios;

*pós-venda.

Todas essas informações são estratégicas para o negócio e são centralizadas dentro do sistema. Com isso, você pode acessar os dados, atualizar, editar, compartilhar ou enviar notificações tanto para o público interno da loja quanto para fora dela.

Quando você contrata os serviços da Boom Sistemas, já vem incluído o treinamento para todos da sua equipe. Assim, os funcionários ficam por dentro das funcionalidades da plataforma desde o primeiro momento.

Com o software da Boom Sistemas você tem o controle da origem da compra, do fornecedor do veículo ou de quem participou da negociação. Isso porque o sistema é interligado ao site do Denatran e outros órgãos públicos. Assim, você tem todo o histórico do veículo, o que garante mais segurança para as suas negociações.

Como pensamos sempre em ajudar no desenvolvimento da sua revenda de veículos, a ferramenta ainda conta com um integrador de anúncios com as redes sociais e principais portais, como Mercado Livre e WebMotors.

Oferecemos esse diferencial porque sabemos que a divulgação é uma das estratégias mais eficientes para garantir o fluxo de clientes na loja. Por isso, também oferecemos classificados gratuitos para lojas de veículos dentro do sistema. O serviço é exclusivo para o contratante dos nossos serviços.

Além disso, o site é otimizado para garantir a navegabilidade em qualquer dispositivo (desktop, celular ou tablet) e a comunicação entre o vendedor e o cliente também é facilitada. A negociação pode acontecer diretamente pelo sistema ou pelo seu e-mail. Os endereços eletrônicos e telefones ficam disponíveis para você e sua equipe, pois entendemos que nosso papel é ajudá-los a vender ainda mais.

Como você acompanhou ao longo desta leitura, contar com um software para revenda de veículos é um investimento com retorno garantido, que traz mais agilidade e confiabilidade para os processos, além de oferecer a você uma visão ampla das atividades da revendedora.

Quer saber mais sobre software para revenda de veículos e como podemos ajudá-lo? Então, entre em contato conosco!