Entenda o que é inventário de estoque para Revendas de Veículos

Entenda o que é inventário de estoque para Revendas de Veículos

Como você tem organizado seu estoque? Na revenda de veículos, é incumbência do gestor saber o que é inventário de estoque e qual a importância dele para o negócio. Apenas detendo esse conhecimento será possível gerenciar os veículos que estão à espera de compradores e direcioná-los para a venda.

O controle das compras e das vendas permite manter o abastecimento da loja em dia, evitando que faltem as peças-chave no inventário e mantendo o estoque sempre alinhado à demanda dos consumidores. O atendimento ao cliente sai ganhando e, por consequência, é possível ter um fluxo de trabalho que gere maior rentabilidade.

Quer entender como funciona o controle do inventário? Nós explicamos neste post. Acompanhe!

O que é inventário de estoque?

O inventário de estoque diz respeito à organização, contagem e classificação dos produtos e insumos que uma empresa tem disponíveis. Criar um método de otimização adequado ao seu negócio permite controlar as entradas e saídas e, portanto, ter sempre atualizados os registros da empresa. A vantagem? Compreendendo o que é inventário de estoque e aplicando esse conhecimento, a marca pode fazer as compras certas e garantir um giro de produtos mais saudável para o caixa.

Como fazer o inventário de estoque?

O primeiro passo é compreender o que é inventário de estoque rotativo e periódico. O rotativo é aquele que exige uma revisão constante dos produtos, com uma frequência (diária, semanal, quinzenal etc.) predeterminada. O periódico é aquele que é avaliado ao final de um período maior de tempo, com o objetivo de gerar demonstrativos financeiros, identificar e solucionar falhas e atualizar as informações do estoque.

A seguir você pode conferir as melhores práticas para fazer o inventário de estoque.

Contabilize o inventário

Para começar, faça um levantamento de todos os veículos que estão em sua revenda, utilizando bancos de dados que estejam em posse da empresa. Todos os dados são relevantes: modelo, quilômetros rodados, cor, data de fabricação e entrada no estoque.

Crie processos

Com o levantamento em mãos, organize toda as informações que foram extraídas dos registros. Crie os processos de controle e saída de produtos, de forma a manter uma atualização contínua dos dados. Defina os períodos para rever o estoque periódico e o rotativo. A dica aqui é treinar toda a equipe para não deixar passar nenhuma ação e, preferencialmente, adotar um sistema eletrônico de gestão. Os softwares são capazes de reduzir as taxas de erro humano e, por consequência, o retrabalho.

Preveja demandas

Seu público consumidor apresenta características particulares que deverão ser sempre avaliadas e revistas. Com esses dados em vista, aliado às tendências de mercado, é possível prever a demanda dos clientes e fazer compras melhores. Assim, evita-se que veículos fiquem encalhados no estoque e gerem perda de receita.

Aposte na tecnologia

Os softwares para gestão de estoques são a opção mais moderna para o setor. As ferramentas ajudam a automatizar o inventário, mensurando todos os produtos que entram e saem da empresa. A necessidade de retrabalho diminui na mesma medida em que as falhas humanas são reduzidas pela tecnologia.

Agora que você já sabe o que é inventário de estoque, é hora de colocar em prática as nossas dicas e otimizar a gestão de seus veículos. Para aprender mais, leia nossas recomendações sobre como melhorar a gestão de estoques na revenda de veículos!