Gerenciamento financeiro em revendas de veículos!
  • Boom Sistemas
  • 30/09/2019

Gerenciamento financeiro em revendas de veículos!

gerenciamento financeiro é um processo crucial para ter lucro em uma revenda de veículos. Esse setor apresenta grandes desafios, e negligenciar o tema em questão tem deixado muitos empresários do ramo atrás dos concorrentes que planejam a sua gestão e adotam ferramentas tecnológicas.

Desse modo, fazer um controle financeiro adequado do negócio é um cuidado essencial para as revendas. Ou seja, é preciso compreender como está o fluxo de caixa, planejar investimentos futuros, ficar de olho nos impostos, além, é claro, de contar com um fundo de reserva, entre outras ações.

E é exatamente disso que trataremos neste post, mostrando dicas de como realizar uma boa gestão das finanças. Continue a leitura e veja como fazer o controle financeiro da sua loja de automóveis!

Faça um bom planejamento

O primeiro passo para manter as finanças em dia é elaborar um bom planejamento financeiro. Planejar as finanças é preparar o negócio para o futuro, reduzindo os riscos e as incertezas de forma considerável. Nessa etapa, devem ser definidas as metas e os objetivos de lucros, bem como as ações para atingi-los.

Por meio desse planejamento, é possível estabelecer os preços dos automóveis de forma mais adequada e competitiva e também as metas de vendas com base em dados concretos e fidedignos — e não somente no próprio feeling, ou seja, por pura intuição.

Entenda seu fluxo de caixa

fluxo de caixa é uma das questões mais importantes dentro do gerenciamento financeiro. Fundamentalmente, ele é o registro de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa. Podemos dizer que ele é o termômetro que mede a saúde financeira do negócio.

Por isso, monitorar todas as receitas e despesas é um passo fundamental para saber se as vendas estão cobrindo os gastos e se a loja está conseguindo se manter dentro do planejamento. Se as despesas estão excedendo as receitas é sinal de que é preciso cortar gastos ou aumentar a margem de lucro.

Atente aos impostos

Normalmente, uma revenda de carros conta com um faturamento muito relevante, que pode chegar até a casa de dezenas de milhões de reais. Por essa razão, a Receita Federal atua com maior intensidade em cima de negócios desse setor, em virtude dos altos valores que ele gira. Desse modo, é muito importante dispor de uma boa gestão financeira e tributária.

Tenha um fundo de reserva

Mesmo dispondo de um bom gerenciamento financeiro nenhuma empresa está isenta de passar por imprevistos. Por isso, uma das formas de se precaver é estar preparado com um fundo de reserva que sirva de apoio para eventuais problemas e despesas extras.

Para ter segurança financeira em eventuais períodos de crises e emergências, tenha esse fundo de reserva em uma conta bancária separada e todos os meses — rigorosamente — deposite um valor estipulado. Assim, não será necessário recorrer a empréstimos com juros altíssimos caso uma eventualidade aconteça.

Adote um software de controle

adoção de um software é uma medida que ajuda a otimizar o gerenciamento financeiro. Ele permite a automação e integração de diversas atividades como a emissão e o armazenamento das notas fiscais e o lançamento de informações e suas análises.

Além do registro de todas as movimentações do empreendimento, um sistema de gestão financeira mantém um histórico organizado, backups de segurança e relatórios gerenciais que contribuirão para o processo de tomadas de decisão.

Fazer um bom gerenciamento financeiro é crucial para uma revenda de veículos. Você pode pensar que o processo é complicado, mas em longo prazo o retorno que a organização das finanças proporciona é excelente.

E então, gostou das dicas? Aproveite e siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177