Sistema de gestão de loja: 5 problemas que ele resolve

Sistema de gestão de loja: 5 problemas que ele resolve

O dia a dia da administração de uma revenda de automóveis é extremamente desafiador. São muitas as demandas, tarefas e responsabilidades que precisam ser bem controladas para que um empreendimento tenha um bom funcionamento e erros graves sejam evitados. É por isso que, atualmente, cada vez mais gestores têm recorrido ao apoio e aos diferenciais que um sistema de gestão de loja pode oferecer.

A tecnologia tem um papel de extrema importância nisso. Modernizar as operações é um passo que diversas empresas estão dando a fim de conquistar mais eficiência e qualidade nos serviços prestados ao cliente. No mundo dinâmico em que vivemos, manter processos manuais não faz sentido.

Com a automação, além de ganhar tempo e facilitar o fluxo de trabalho, o gestor é capaz de otimizar o gerenciamento do seu negócio, ter muito mais controle e evitar contratempos que possam colocar o desenvolvimento da marca em xeque.

Neste post, você vai entender por que um sistema de gestão de loja é um investimento primordial para elevar o patamar e os resultados de uma revenda de veículos e conhecer 5 problemas que ele resolve. Continue lendo para saber mais!

1. Gerenciamento de estoque

O estoque é o coração do varejo. Afinal, quem trabalha com a venda de produtos sabe a importância de coordenar com maestria a disponibilidade de itens à venda. Contudo, o descontrole nessa área é fatal, uma vez que qualquer erro pode levar a problemas de grande porte.

O estoque representa dinheiro imobilizado da empresa, logo ele compromete o capital de giro. Quando a loja detém itens em excesso, ela pode sofrer com desperdícios, depreciação, custos de manutenção e armazenamento, entre outros.

Em contrapartida, estoque insuficiente também é problemático, já que, quando o cliente não encontra o que deseja, ele pode ir à outra loja de veículos e você perde uma oportunidade de venda.

Sendo assim, controlar o estoque, avaliar itens com maior saída, entender o ponto ideal de reabastecimento são iniciativas que precisam ser tomadas para que o lojista encontre um ponto de equilíbrio, o que é muito mais fácil com a ajuda de um sistema de gestão de loja, que concentra todos esses dados cruciais em um mesmo lugar.

2. Emissão de nota fiscal

Emitir documentos fiscais é outra importante responsabilidade no comércio. Sabemos que a legislação brasileira é complexa, portanto, manter-se atualizado sobre as mudanças e exigências é crucial para garantir a conformidade com as regras e evitar multas e penalidades.

Por isso, é preciso manter atenção redobrada na hora de gerar documentos. Para descomplicar essa etapa, um sistema de gestão de loja é um ótimo aliado, uma vez que eles realizam a emissão das notas fiscais automaticamente, de acordo com as normas vigentes.

Softwares de qualidade são parametrizados, ou seja, conseguem automatizar o cálculo dos impostos de acordo com as determinações de cada estado, facilitando muito a contabilidade da loja.

3. Controle e arquivamento de documentos

Todo negócio tem milhares de dados e diferentes tipos de documentos importantes que devem ser guardados com cuidado. Em um dia a dia atribulado, é muito fácil perder o controle desses papéis. É fundamental deixá-los em segurança e garantir que estejam a mão quando necessário.

Nesse ponto, um sistema de gestão de loja é de grande ajuda para desburocratizar essa atividade. Em uma mesma plataforma, o gestor consegue armazenar e consultar arquivos como:

*documentos e dossiê dos veículos;

*contrato dos clientes;

*base de dados de fornecedores e compradores;

*vencimento de financiamentos.

4. Fluxo de caixa e controle financeiro

Outra área vital para o funcionamento de um negócio é o financeiro. Custos, despesas e investimentos da loja precisam ser acompanhados diariamente e de perto para que não aconteça nenhum erro que cause uma surpresa desagradável no fim do mês. Mesmo que a loja tenha boas vendas, gargalos, perdas invisíveis e desorganização com o fluxo de caixa podem minar esses bons resultados.

Para isso, em vez de gerenciar várias planilhas e fazer cálculos manualmente, todo gestor deve contar com um sistema de gestão de loja que centraliza em um só local todas as informações financeiras do negócio, permitindo consultas em poucos cliques e colaborando para tomadas de decisão mais embasadas.

5. Integração

Um problema corriqueiro em muitas empresas é a descentralização das informações. Para tomar decisões sobre investimentos, o gestor precisa saber mais sobre vendas e os níveis de seus estoques.

Para planejar melhores apostas, nada mais certo do que estudar o volume das saídas nos últimos meses e analisar contratos com fornecedores, por exemplo. Todas essas informações cruciais são geradas por diferentes áreas.

Quando uma empresa decide investir na interligação de setores, sai ganhando muito ao conseguir enxergar o negócio de uma forma global e ter mais clareza sobre rotinas e processos. Um sistema de gestão de loja contribui enormemente para fazer isso acontecer, melhorando a comunicação e compartilhamento de dados.

Dessa forma, a empresa ganha força administrativa e é capaz de atuar de forma mais estratégica. Basta que o gestor e os demais profissionais passem a alimentar informações sobre suas atividades na mesma ferramenta para que tudo fique integrado no mesmo lugar ao alcance de todos.

Um sistema de gestão de loja permite que administrar os empreendimentos de modo mais inteligente e eficaz, tomando decisões com base em dados gerados pelo próprio negócio. Além disso, softwares desenvolvidos para solucionar os desafios enfrentados pelos lojistas exibem funções que agilizam as tarefas do dia a dia, como emissão de notas, controle financeiro e de estoque, entre outros comandos.

Assim, é possível proteger a empresa de riscos e erros, contribuindo para que elas alcancem um desempenho superior, favorecendo os resultados e a lucratividade.

Agora que você já sabe que um sistema de gestão de loja é essencial para que a revenda de automóveis atinja uma alta performance, que tal dar esse passo e modernizar seu negócio? A Boom Sistemas oferece um software que foi criado especificamente para atender as demandas de uma revenda de veículos, ajudando o empresário a aprimorar a organização e a eficácia. Entre em contato conosco e conheça nossa solução!