Reposição de estoque em loja de veículos

Reposição de estoque em loja de veículos

Empreendimentos que trabalham com a venda de produtos sabem como o estoque é um ponto sensível de seu fluxo operacional. Quando ele é escasso, a loja pode perder oportunidades de vendas por não ter o que o cliente deseja. Por outro lado, seu excesso pode ser perigoso e causar prejuízos, por conta do encalhe ou depreciação dos itens.

Por isso, quando o assunto é o momento ideal de repor estoque de veículos, isso deve ser feito da melhor forma para evitar problemas para o negócio. Para falar de gestão de estoque, uma palavra é fundamental: controle. O empresário deve acompanhar de perto o volume de vendas e as quantidades armazenadas, visto que os impactos de um desnível nesse setor são significativos nos resultados e lucros.

Pensando nesse assunto, preparamos este post completo para que você aprenda estratégias para administrar o estoque de sua loja automotiva com mais eficácia e entenda o ponto ideal para planejar sua reposição. Interessado em saber mais? Continue a leitura agora mesmo!

Cadastre todos os veículos e registre as informações

Uma das primeiras iniciativas que você deve tomar é fazer um levantamento completo e cadastrar todos os veículos. Esse é o passo inicial para uma gestão eficiente do estoque, uma vez que você vai conhecer exatamente o que tem em loja e todos os dados necessários para programar uma futura reposição.

Esse cadastro deve contar com um registro em detalhes de todas as informações dos carros. Anote dados como:

*modelo;

*ano;

*cor;

*quantidade de veículos por modelo;

*quilometragem;

*data e valor de aquisição do automóvel;

*entre outros.

Contabilize tudo e mantenha esses dados devidamente atualizados sempre. Para facilitar essa etapa, vale muito a pena ter uma ferramenta de gestão desenvolvida especialmente para a revenda de automóveis, pois ela automatiza esse processo e reúne todas as informações em um só local.

Implemente metodologias de gestão de estoque

Ter processos bem definidos vai fazer toda a diferença na hora de gerenciar e repor estoque. Como falamos, essa área demanda atenção e controle. Pequenos deslizes podem levar a prejuízos financeiros e até mesmo a desentendimentos com clientes e fornecedores, portanto é crucial criar uma rotina de ações internas padronizadas que deve ser seguida por toda a equipe para evitar crises.

Planeje todo o fluxo e como cada etapa deve acontecer, como a pesquisa e compra de novos veículos, recebimento dos produtos, venda, estudo dos modelos armazenados para avaliar sua depreciação, etc.

Analise os fornecedores

Outro ponto-chave para aprender a repor estoque com excelência é alinhar o relacionamento com fornecedores. Eles representam um elo importante para uma reposição fluida e sem problemas.

Para que nada atrapalhe esse fluxo, avalie a performance das fontes que abastecem seu negócio e procure firmar parcerias com aquelas que têm um bom desempenho, que oferecem boas condições e cumprem prazos, por exemplo. São esses os fornecedores que você deseja ter ao lado do seu negócio, então é sempre bom cuidar dessa relação e garantir que eles se sintam valorizados.

Quanto mais estreito e firme forem os laços entre as duas empresas, mais rápida e precisa será a reposição, e você pode inclusive contar com o apoio desses empreendimentos em emergências ou demandas não planejadas.

Saiba qual a melhor hora para repor estoque

Uma boa maneira de descobrir o ponto certo para recompra de veículos é por meio da análise do histórico de vendas. Esse é um mapeamento que deve ser feito de forma contínua e minuciosa.

Para tal, o empresário deve levantar dados de determinados períodos para ter uma ideia de como funcionam as vendas, qual o giro de cada modelo e qual é o melhor momento para repor estoque.

A ideia é sempre fazer isso de forma planejada para não precisar fazer pedidos com urgência. Desse jeito, você não desgasta sua relação com o fornecedor e se programa no que diz respeito aos prazos e formas de pagamento.

Preveja a demanda

A previsão de demanda é uma das principais aliadas quando o assunto é repor estoque. Ao avaliar o histórico de venda e o giro dos produtos, é possível projetar futuras vendas.

Para isso, o gestor precisa consultar informações dos últimos meses para entender o comportamento do seu cliente e identificar tendências e preferências. Isso permite traçar estimativas de modelos e quantidades e organizar compras iminentes.

Apostar nessa previsão é um método inteligente não somente para controlar melhor o estoque, mas também para fazer aquisições certeiras e encomendas com antecedência com fornecedores, permitindo negociar descontos e melhores condições de pagamento.

Conte com o auxílio da tecnologia

Conforme comentamos, automatizar a gestão do estoque é uma boa medida, visto que essa é uma atividade trabalhosa e cheia de detalhes, na qual erros significam perdas financeiras. Para garantir total eficácia e organização, considere adotar um sistema tecnológico que auxilie a administrar cada etapa com maior segurança e qualidade e registrar as informações cruciais da melhor forma.

Softwares para o gerenciamento do estoque são desenvolvidos especificamente para essa área, contendo funcionalidades e comandos que facilitam o controle de cada atividade como:

*registro de informações;

*contato com fornecedores;

*controle de pendências

*giro do estoque;

*negociações em andamento;

*entrada e saída de veículos;

*pós-venda;

*relatórios de performance;

*custos;

*entre outros.

Nesse contexto, a tecnologia é um aliado primordial. Por isso, considere implementar um software como o da Boom Sistemas, que foi desenvolvido especialmente para gerenciar todas as atividades da loja de veículos.

Além do controle de estoque, o programa integra áreas cruciais no negócio, como financeiro, documentação, fornecedores, gestão de anúncios e do site da loja, fluxo administrativo, entre outros. Dessa forma, contribui para melhorar a eficiência e fornece o apoio necessário para tomadas de decisão mais embasadas.

Saber a hora ideal de repor estoque e entender como lidar com esse setor são questões cruciais para o sucesso, que devem ser feitas rigorosamente. Toda loja depende da disponibilidade de seus produtos. Assim, uma prioridade para o gestor de um estabelecimento deve ser aprimorar a gestão dos itens estocados para planejar melhor seus investimentos e evitar desperdícios.

Gostou de conferir essas dicas? Quer entender melhor como funciona um software de gerenciamento de estoque e como ele pode fazer a diferença nos resultados do seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossa solução!