7 dicas para uma rotina de trabalho ideal para sua loja de veículos

7 dicas para uma rotina de trabalho ideal para sua loja de veículos

Organizar uma rotina de trabalho eficiente é fundamental para alcançar os objetivos esperados em vendas na sua loja de veículos. Isso porque a padronização garante para você e sua equipe as condições necessárias para alcançar os resultados esperados.

Mas quando você ignora o planejamento de uma rotina de trabalho, corre o risco de ter a impressão de que o mês passou rápido demais, e que por isso as metas de vendas não foram alcançadas. Isso pode causar bastante frustração, ansiedade e comprometer todo o negócio.

Quer saber como montar uma rotina de trabalho ideal para a sua loja de veículos? Então, confira este artigo que preparamos para você!

1. Estabeleça horários

É comum os vendedores ganharem por produtividade, e por isso não se importam muito com horários e, até mesmo, estar dentro da loja. Mas, quando você não estabelece uma jornada para a equipe, pode perder o controle de como os seus vendedores estão gerenciando o tempo deles em prol dos objetivos do seu negócio.

Por isso, é importante estabelecer horários de entrada e saída, e também dos plantões de venda. Claro que uma rotina mais flexível pode ser necessária, já que é comum que os vendedores visitem os clientes. No entanto, não abra mão de um controle mínimo para saber se o tempo contratado pela empresa está mesmo sendo produtivo.

2. Organize o ambiente de trabalho

A organização do seu ambiente de trabalho reflete muito sobre o seu estado mental e o da equipe. Um ambiente bagunçado também passa uma péssima impressão para os seus clientes.

Por isso, esteja atento à organização e limpeza do salão, mesas dos vendedores, do escritório e demais dependências da loja. Se o local precisar de melhorias, inicie os trabalhos retirando tudo o que não está relacionado com as tarefas executadas. Um ambiente amplo valoriza o seu ponto comercial e impressiona as pessoas.

Outra dica é considerar rever a posição em que os objetos estão dispostos no ambiente, pois isso também pode interferir na rotina de trabalho, prejudicando a produtividade.

É importante deixar os objetos que mais usa próximos e se livrar de tudo o que não for útil para manter a operação da loja em funcionamento. Isso evita que você e sua equipe tenham distrações, aumentando a produtividade.

3. Conheça as prioridades para organizar a rotina de trabalho

Para montar uma rotina de trabalho eficiente, é preciso diversificar, mas com organização. Para isso, o ideal é traçar as prioridades do dia, fazendo anotações quando for realizá-las.

Você pode estabelecer uma ordem de tarefas, e ir intercalando as atividades complexas e mais simples. Dessa forma, você não se cansa e não corre o risco de se sentir sobrecarregado.

4. Organize o seu tempo

Gerenciar bem o tempo é fundamental para que você possa executar todas as tarefas do dia. Mas, você só conseguirá fazer isso se a sua rotina estiver organizada e com as prioridades listadas, estipulando um tempo de duração para cada atividade.

Logo, após fazer o levantamento das prioridades, analise quanto tempo cada tarefa demandará e organize o seu cronograma diário para seguir a agenda que você fez.

Lembre-se de fazer a inclusão de um período para o descanso. Isso porque, se você não respeitar o seu corpo e mente, corre o risco de perder rendimento, fazendo com que demore mais do que o previsto inicialmente para executar as suas tarefas.

5. Limite horários de trabalho

Estabelecer uma rotina com horários para você e sua equipe é fundamental para garantir a produtividade da empresa. Evite “enrolar” durante o dia e tentar colocar as atividades em ordem depois do expediente. Isso porque a maioria dos seus clientes também não vai estar disponível nesse momento.

Logo, não deixe tarefas importantes para depois das 18 horas e sempre termine o que começou. Portanto, se deseja mais qualidade de vida e ainda garantir a produtividade do negócio, esqueça as horas extras, tanto para você quanto para a sua equipe.

Nesse cenário, faça a organização da agenda para que todos atuem dentro do horário estabelecido no primeiro tópico. Isso deixará toda a equipe muito mais centrada e ajudará para que tudo saia dentro do tempo previsto, o que leva a alcançar os resultados estabelecidos.

6. Mantenha o foco

Alguns gestores têm o hábito de absorver uma grande quantidade de tarefas diárias e acreditam que estão sendo produtivos. No entanto, o que eles estão fazendo, na verdade, é se sobrecarregar de atividades, que muitas vezes poderiam até ser delegadas a outros profissionais.

Agindo assim, colocam em risco o cumprimento de prazos e entregam a execução de um trabalho muito aquém do esperado. No final do dia, sentem-se fadigados, mas nenhum resultado é alcançado, já que o trabalho não foi concluído.

Ademais, é bem provável que uma tarefa importante, como a prospecção de novos fornecedores, torne-se urgente. Isso faz com que esse profissional atue apenas “apagando incêndios”, em vez de colher resultados.

7. Use a tecnologia como aliada

A tecnologia tem estado muito presente no dia a dia das pessoas, independente da profissão ou segmento de mercado em que atuam. Essas ferramentas podem ser aliadas para montar uma rotina de trabalho eficiente, seja com a inclusão de lembretes no celular, seja com a adoção de um software para otimizar a rotina do negócio.

Com o uso de sistemas de automatização para a sua loja de veículos, você elimina processos manuais, aumenta a produtividade e ainda tem um maior controle da operação financeira da empresa, do marketing, do estoque e uma série de outros recursos.

Como vimos, ao estabelecer uma rotina de trabalho de acordo com a sua realidade e as necessidades do seu negócio, você se torna mais produtivo e ainda ajuda a sua equipe a alcançar os resultados almejados por meio do exemplo.

Nesse cenário, fazer a escolha de ferramentas certas para otimizar a rotina de trabalho, como um software de gestão para loja de veículos. Ele vai garantir mais tempo para você e sua equipe executar os prazos e as prioridades estabelecidas de acordo com o seu planejamento.

Se você gostou deste artigo com as 7 dicas para montar uma rotina de trabalho ideal para sua loja de veículos, entre em contato para saber mais sobre a nossa ferramenta de software de gestão!