Revenda de veículos: como melhorar a gestão de estoque

Revenda de veículos: como melhorar a gestão de estoque

Um dos principais desafios em uma revenda de veículos é saber como melhorar a gestão de estoque. Afinal, o controle dos carros parados na garagem à espera de um comprador e o direcionamento correto deles para a venda é uma tarefa que merece muita atenção e pode determinar se os resultados do seu negócio serão positivos ou não.

Para isso, é preciso fazer um bom controle, tanto das compras quanto das vendas, o que ajuda na excelência do atendimento aos clientes e gera um fluxo de trabalho que proporcione maior rentabilidade e, por consequência, mais sucesso.

Quer entender melhor como funciona a gestão de estoque para revenda de veículos? Acompanhe nosso texto!

Como melhorar a gestão de estoque da sua revenda de veículos?

Algumas ações para ajudar no gerenciamento do estoque da sua loja são simples e demandam apenas atenção do profissional que atua nessa área. O uso da tecnologia também pode ser útil para uma boa gestão. Veja mais!

Contabilizar o inventário

O primeiro passo para ter mais controle sobre os veículos que estão em sua revenda é fazer um levantamento exato deles, a partir de um cadastro que contenha todas as informações dos carros. Nele, podem constar dados como modelo, quilometragem, cor, ano de fabricação, data de entrada na revenda, entre outros.

Conhecer formas de controle de estoque

A partir desse levantamento completo, será necessário envolver toda a equipe na criação de processos de controle de entrada e saída de veículos para que seja feita a atualização contínua do cadastro. Assim, todos os carros comprados e vendidos devem ser contabilizados. Também é importante que haja informações sobre depreciação dos modelos em estoque.

Fazer uma previsão de demanda

A atenção aos detalhes é uma exigência para quem atua no mercado de veículos. É preciso ficar por dentro de todos os lançamentos, novos modelos, promoções feitas pelos fabricantes, inovações, entre outros. Isso é fundamental para que o seu estoque não fique cheio de carros que já não interessam mais ao seu público e que poderão se desvalorizar, causando prejuízos ao negócio.

Com as informações sobre depreciação, será possível determinar qual o momento certo de fazer promoções e voltar o foco dos vendedores para a venda de veículos que poderão ter os preços rebaixados, reduzindo seu lucro.

Contar com um software de gestão

A tecnologia nem sempre é levada em consideração pelos empreendedores do segmento de revenda de veículos, mas ela pode ser uma forte aliada no gerenciamento do estoque. Existem softwares que ajudam na organização dos dados e permitem que todos os seus colaboradores tenham acesso às informações atualizadas sobre os carros armazenados na empresa.

Esses sistemas fornecem os dados de baixa nos produtos e ajudam a controlar se há falta de veículos ou se existem carros parados por muito tempo na garagem, sem a saída esperada. Assim, a tomada de decisão em relação às próximas ações terá muito mais embasamento. Eles também são integrados à área financeira, facilitando a emissão de nota fiscal eletrônica, entre outros benefícios.

Criar padrões e regras para organizar o estoque

O local em que sua empresa armazena as mercadorias deve ser limpo e organizado. O espaço de cada mercadoria deve ser determinado de acordo com os requisitos exigidos para o armazenamento, como umidade e temperatura. Além disso, determine também normas, como ações necessárias antes e depois da chegada ou saída de produtos, horários para circular com as mercadorias.

Aproveite seus dados

Seus dados permitirão que você identifique insights específicos para as necessidades de atendimento de seus clientes, para que você possa tomar decisões assertivas sobre todo o processo. 

Os dados podem ajudá-lo a determinar:

*onde devo colocar meu próximo depósito para economizar nos custos de execução?

*onde está localizado a maior parte dos meus clientes e como posso otimizar a experiência para eles?

*que nível de serviço da transportadora devo escolher, para levar meu pacote ao destino a tempo e com a melhor tarifa possível?

Certifique-se de visualizar e organizar seus dados de uma forma que agregue as informações, a fim de encontrar correlações e padrões. Dessa forma, você poderá extrair insights importantes e acionáveis ​​que você pode implementar.

Monitore os níveis de estoque

Possuir uma grande quantidade de estoque aumenta suas despesas e aumenta significativamente os custos indiretos. Outra dica útil é determinar com precisão as necessidades de estoque de que a empresa precisa. Faça tudo o que puder para colocar um limite em sua lista anual e diminuir o investimento de diversos recursos em produtos, que demoram ou que jamais serão vendidos.

Quais os benefícios de um bom gerenciamento de estoque?

Entendendo como melhorar a gestão de estoque, as vantagens desse processo ficam mais claras, não é mesmo? Entre elas, podemos mencionar:

*melhora no atendimento ao cliente;

*redução de desperdícios;

*atenção aos momentos certos para focar na venda de carros em vias de desvalorização.

Além disso, existem vários outros benefícios do gerenciamento de estoque. Veja!

Redução de custos

O gerenciamento de estoque pode ter benefícios monetários e em tempo real. Quando se faz o acompanhamento dos produtos que você tem no estoque ou que estão encomendados, você consegue evitar a realização da recontagem do estoque para assegurar que sejam mais precisos seus registros.

Uma ótima estratégia de gestão de estoque também viabiliza a economia de recursos, que poderiam ser gastos em produtos com pouca movimentação.

Maximização da produtividade

Dispositivos de gerenciamento de estoque, como software de gestão , podem ajudar a melhorar drasticamente sua produtividade e eficiência. Esses dispositivos auxiliarão na exclusão de processos manuais, a fim de que seus colaboradores consigam se concentrar em outros setores mais relevantes do negócio, como vendas.

Planejamento de compras mais preciso

O gerenciamento de estoque adequado ajuda a descobrir exatamente quanto estoque você precisa ter em mãos. Dessa forma, será possível evitar a falta de produtos e possibilitará que você tenha o estoque suficiente sem exageros em seu pátio.

Estoque mais organizado

Uma boa estratégia de gerenciamento de estoque viabiliza um pátio organizado. Se o seu pátio não apresentar uma boa organização, você terá dificuldade em gerenciar seu estoque. Muitas organizações escolhem otimizar seus pátios, expondo os veículos mais vendidos juntos e em lugares de fácil acesso . Assim, é possível acelerar o processo de atendimento de pedidos e deixará seus clientes satisfeitos.

Fideliza seus clientes

É fato que um bom gerenciamento de estoque leva ao que você está constantemente buscando: clientes fiéis. Caso queira que os clientes que conquistou procurem por seus produtos e serviços, você precisa ser capaz de atender à demanda deles rapidamente. O gerenciamento de estoque ajuda a atender a essa demanda, possibilitando que você tenha os produtos certos à mão assim que seus clientes precisarem.

Entender como melhorar a gestão de estoque fará com que você tenha mais controle das entradas e saídas na sua revenda de veículos. Assim, será possível realizar ajustes, promoções e mudanças no foco de atenção dos vendedores para que os carros não percam valor em sua loja enquanto não são vendidos.

Agora que você entendeu melhor a importância do assunto, que tal seguir nossas redes sociais? Siga-nos no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de nossas atualizações e se manter bem informado!