Planejamento financeiro da empresa para 2021

Planejamento financeiro da empresa para 2021

Para que 2021 seja um ano de crescimento, e não somente de recuperação — vistos os impactos causados pela pandemia de Covid-19, — é preciso investir fortemente em um planejamento financeiro da empresa. Mas essa pode não ser uma tarefa tão fácil, conforme aponta a Pesquisa do Bem-estar Financeiro, divulgada pelo portal CBN Recife.

A última medição do indicador, realizada em 2019, contou com a ajuda de entidades como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apoiadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os dados apontaram que 7 em cada 10 brasileiros (68%) que participaram da pesquisa reconhecem não serem capazes de lidar com um planejamento financeiro para, por exemplo, cobrir imprevistos.

Esse cenário da cultura pessoal na prática do gerenciamento do dinheiro tem reflexo nos negócios. Mas, projetar as finanças e criar planos de ação para gerenciar os recursos não é tão complicado como se imagina. Para ajudar você a fazer um planejamento financeiro da empresa para 2021, preparamos 5 dicas. Acompanhe!

1. Faça uma avaliação de 2020

O ano de 2020 realmente foi bastante desafiador. A quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus freou a economia e fez diversos segmentos de negócio terem que se reinventar, e não foi diferente no segmento de automóveis.

Nesse sentido, avaliar os ganhos e perdas do ano que passou, analisando as fraquezas e as potencialidades do negócio, é fundamental para fazer um planejamento financeiro eficiente para 2021. Leve em conta as vendas, o número de contatos realizados pela empresa de veículos, os custos e oportunidades que não foram trabalhadas por conta do momento.

2. Defina os objetivos da empresa

Para sair do ponto A e chegar ao B, é preciso ter objetivos bem definidos. Quais as expectativas do negócio para 2020? Além do faturamento, quais são as ações necessárias para consolidar e marca e as prestações de serviços? Como agregar valor para a empresa? Essas e outras perguntas devem ser feitas para se chegar aos objetivos e poder criar o plano de ação.

3. Crie planos de ação

O plano de ação consta do alinhamento dos objetivos da empresa com os recursos disponíveis (pessoas, capital, infraestrutura, contratação de serviços). Coloque tudo em uma planilha com datas de execução e eleja os responsáveis para conduzir as tarefas.

4. Preveja diferentes cenários

Imprevistos podem acontecer, como o ocorrido com a pandemia. Logo, 2021 pode ser um ano de grande impulso econômico, como também pode esconder surpresas. Para o seu negócio não sofrer tanto com os impactos, é fundamental criar estratégias para os diferentes cenários que possam vir.

A formação de uma reserva de emergência para cobrir custos durante um período de tempo, por exemplo, pode ser fundamental para a sobrevivência do negócio.

5. Controle os gastos

"Fechar a torneira" dos gastos é fundamental para conquistar o equilíbrio das finanças da sua loja de veículos. Faça um levantamento de todos os custos e veja o que pode ser substituído por serviços mais baratos, ou mesmo cortados do orçamento. A otimização do capital é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa.

Além de todos esses fatores, contar com um bom software de gestão para otimizar as tarefas e poder acompanhar o fluxo de caixa da empresa, é fundamental para garantir um planejamento financeiro da empresa realmente eficiente para 2021.

Se você gostou deste artigo sobre planejamento financeiro da empresa, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam pensar sobre o assunto!