6 boas práticas de gestão de contratos para a sua revenda de veículos
  • Boom Sistemas
  • 21/06/2021

6 boas práticas de gestão de contratos para a sua revenda de veículos

Gestão de contratos é o processo de gerenciar as entregas, prazos, termos e condições contratuais, garantindo a satisfação do cliente. O gerenciamento de contratos eficaz é essencial para a sua revenda de veículos, sendo o processo de gerenciamento de contratos, começando pela sua criação até a sua execução. Suas ações principais compreendem reduzir os riscos financeiros e analisar o desempenho relativo aos termos do contrato, a fim de aumentar o desempenho operacional.

Os contratos nada mais são que os acordos formais feitos entre empresas, essenciais para a proteção legal de ambas as partes. Eles são usados ​​para ditar as respectivas funções entre uma empresa e seus fornecedores, parceiros, clientes e funcionários. Gerenciar contratos, então, envolve o processo de supervisão da criação, assinatura, armazenamento, execução e revisão de contratos. Mas você sabe como otimizar este processo?

Pensando nisto, listaremos 6 práticas para realizar uma boa gestão de contratos. Continue a leitura!

1. Atente-se à organização

Mantenha uma boa organização e um bom registro dos documentos; confirme as principais discussões por escrito, sem acordos verbais; tire fotos, descreva-as e coloque datas. Essas tarefas são essenciais na gestão de contratos. Uma ótima forma de realizar a organização do arquivamento de informações é utilizando softwares de gestão de contratos.

Dessa forma, é possível ter um repositório único de documentos relacionados. Se essa gestão for realizada por setores distintos — compras e jurídico —, é essencial assegurar que haja comunicação e coordenação entre eles.

2. Defina seu processo de negócios em detalhes

O objetivo do gerenciamento de contratos é encontrar um sistema que ajude você a operar os processos com mais eficiência. Você pode pensar que seu processo é razoavelmente padronizado, mas muitas empresas descobrem da maneira mais difícil que esse não é o caso. É por isso que é importante definir seu processo em detalhes desde o início.

Se você pular essa ação e utilizar um sistema que não pode atender aos seus requisitos específicos, você pode ter que gastar uma fortuna para personalizá-lo após a implementação ou abandoná-lo completamente.

Crie um documento que detalhe seus processos de contrato atuais, onde estão os problemas e o que você gostaria de melhorar. Obtenha a opinião das partes interessadas, quando possível, para ajudar a determinar quais processos são mais críticos, como devem funcionar e o valor que será decorrente das melhorias.

3. Utilize assinaturas eletrônicas

A assinatura digital para uma revenda de veículos é usada tanto para assinar contratos quanto para assinar documentos importantes. É cada vez mais comum as empresas possuírem ferramentas que permitam realizar o processo de assinatura digital, pois as vantagens são múltiplas em relação a fazê-lo da forma tradicional.

Anteriormente, as únicas soluções que existiam para digitalizar documentos assinados eram um tanto arcaicas e pouco profissionais, e isso não oferecia segurança alguma ao contrato.

4. Revise os termos

Uma vez que as informações de histórico tenham sido coletadas e um acordo preliminar tenha sido alcançado sobre os termos essenciais, você deve preparar a minuta inicial de cada um dos contratos necessários e documentos relacionados.

Já nos casos em que a parte oposta é responsável pela redação, revise a minuta inicial de tais itens preparados pela parte oposta, discuta e negocie as mudanças necessárias nos rascunhos iniciais e certifique-se de que os rascunhos revisados ​​sejam distribuídos para revisão e finalização.

O momento do processo de redação e revisão é crucial, uma vez que atrasos podem desviar o relacionamento dos trilhos e prejudicar a realização das oportunidades de negócios previstas por ambas as partes.

5. Avalie as formas de armazenamento

Certifique-se de que existe uma instalação compartilhada para armazenamento de documentos e preste muita atenção à identificação e ao controle de versão do documento. Quando chegar à assinatura do contrato, você precisará criar uma biblioteca definitiva de documentos mestres, incluindo todas as coisas que são materiais para o contrato.

Candidatos óbvios são sua documentação de requisitos, a proposta do licitante vencedor, o próprio contrato (e todos os seus anexos de apoio), sua avaliação final registros, planos, atas e todas as outras comunicações materiais, para que possam ser consultados rapidamente no futuro, se necessário.

Tenha o cuidado de garantir a privacidade de documentos internos ou confidenciais e, ao mesmo tempo, esteja preparado para compartilhar informações relevantes com o provedor. Esse registro de papel pode ser de vital importância um dia se as coisas saírem do curso e houver uma disputa sobre quem disse o que e quando.

6. Conte com a tecnologia e automatize processos

Os responsáveis ​​pela administração de um contrato em sua revenda precisam negociar as condições, cumprir os compromissos, verificar o cumprimento dos termos e revisar o contrato sempre que necessário; documentar todos os eventos que ocorreram durante seu ciclo de vida; e adicionar ou atualizar com emendas ou correções, as disposições do contrato original.

Também é fundamental estabelecer uma política de privacidade que garanta a confidencialidade desse tipo de documento. Todas essas atividades, vitais para as empresas, podem ser difíceis de gerenciar e manter. Portanto, ter um software de gestão de contratos é um elemento essencial para manter um controle adequado dos contratos.

Não é de surpreender que todos nós saibamos que o processo de contratação não termina quando ele é atribuído. Em vez disso, é quando começa a gestão do contrato. Além disso, quem trabalha com vários fornecedores possui vários documentos para rastrear e relacionamentos para gerenciar.

Isso pode ser demorado, e os detalhes podem ser facilmente perdidos. Uma boa solução irá agilizar o processo de criação de contratos e ajudá-lo a manter o controle de informações essenciais e oportunas. Isso também economizará muitas horas de trabalho.

Com essas dicas, fica muito mais fácil realizar uma boa gestão de contratos. A gestão de contratos feita por meio de um bom software é essencial para otimizar seus processos de negócios do dia a dia, junto com a minimização de riscos e a redução da necessidade de processos demorados associados ao gerenciamento do ciclo de vida do contrato. A Boom Sistemas pode te ajudar nessa missão.

Somos uma empresa que oferece um software desenvolvido exclusivamente para atender às demandas e simplificar os processos de lojas de veículos.

Precisa de ajuda para otimizar a gestão de contratos de sua loja de veículos? Conheça agora mesmo os recursos do nosso sistema que poderão te ajudar muito!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177