Como ter uma gestão administrativa e financeira mais descentralizada?

Como ter uma gestão administrativa e financeira mais descentralizada?

O mercado competitivo atual exige que as empresas não somente se posicionem bem em seu segmento, mas que também tenham uma boa gestão administrativa e financeira, oferecendo confiança. Isso quer dizer que prestar um serviço satisfatório não é o bastante. Esse trabalho deve ser minucioso e gerar ótimos resultados.

É aí que entra a gestão administrativa e financeira descentralizada! Ela ajuda você a tomar uma decisão sobre planejamento e gerenciamento financeiro, utilizando recursos de negócios. Um bom gestor é um bom planejador, organizador, diretor e controlador de entrada e saída de fundos. Os resultados de umgestão descentralizada são a maximização do valor organizacional.

Mas você conhece as vantagens da descentralização da gestão administrativa e financeira? Continue a leitura e conheça as principais!

Ganho em autonomia

Um dos maiores benefícios oriundos de uma gestão descentralizada é o fato de os próprios funcionários com conhecimento dos fatores que afetam de forma negativa os resultados podem sugerir soluções para esses gargalos.

Isso faz com que eles tenham voz dentro da sua loja de veículos e se sintam bem mais valorizados. Os colaboradores ganham mais autonomia no trabalho, viabilizando o desenvolvimento de todo o seu potencial.

As vantagens disso são trabalho em equipe e ganho de motivação. Além disso, a descentralização garante controle e supervisão eficazes. Inclusive, os gestores gozam de plena autoridade para realizar mudanças na delegação de trabalho, tomar medidas disciplinares, alterar cronogramas de produção ou recomendar promoções, por exemplo.

Motivação

Investir na melhoria e no treinamento de pessoal tem um impacto importante nos custos de sua loja de veículos. Portanto, é importante reduzir a rotatividade de funcionários, envolvendo-os. A gestão descentralizada permite a preservação de uma equipe de profissionais mais motivada, viabilizando a retenção de talentos, estimulando a formação de líderes e favorecendo a implantação de um plano de carreira.

Trabalho em equipe

A flexibilidade com relação à hierarquia diante da tomada de decisões gera um ambiente de trabalho onde existe uma valorização das responsabilidades e habilidades individuais e em equipe. Isso aumenta o engajamento e a disponibilidade dos colaboradores, devido ao fato de eles se sentirem valorizados.

A rapidez e a segurança das decisões tomadas na gestão descentralizada costumam impactar positivamente a produtividade do trabalho em equipe, dado o elevado índice de satisfação dos profissionais.

Tomada de decisões

A gestão administrativa e financeira descentralizada facilita a tomada de decisões. Ela coleta e fornece todas as informações financeiras sobre a organização. A fácil disponibilidade e acessibilidade de todas as informações ajuda os gestores a tomarem decisões com eficiência, fundamentadas em fatos e números.

No modelo descentralizado, a tomada de decisão costuma ser mais ágil e assertiva, pois a equipe envolvida possui maior conhecimento dos processos operacionais e competência para avaliar melhor o impacto no setor.

Os problemas podem ser resolvidos em menos tempo e não precisam envolver a alta administração. Essa autonomia é muito bem-vinda em situações de emergência e não planejadas, nas quais o tempo de resposta é fundamental.

Menor chance de erros

Outra grande vantagem da gestão administrativa e financeira é a redução de índices de erros. Isso se deve ao fato de todos os dados ficarem mais acessíveis e registrados de forma devida. O fato é que qualquer empresa que não realize uma boa gestão dessas áreas acaba perdendo esse controle e, consequentemente, causando vários erros e prejuízos para o negócio.

A verdade é que a gestão de toda empresa apresenta riscos próprios de suas funções. Todas as decisões tomadas possuem incertezas em virtude de alguns motivos, como:

a) atuam mediante previsões, porém, o cenário pode mudar futuramente;

b) devido ao fato de dados e informações históricas serem a base e, caso estejam erradas, consequentemente a projeção estará errada também.

Com a gestão administrativa e financeira descentralizada, riscos são minimizados e há um aumento do compliance e da precisão dos dados, evitando que as obrigações desses setores sejam descumpridas. São evitados erros administrativos, contas em atraso e problemas fiscais devido a alguma alteração na legislação vigente, por exemplo.

Assim, não será preciso se preocupar em pagar juros ou sofrer sanções de cunho judicial que possam afetar de forma negativa seu negócio.

Menos prejuízos

Uma vantagem também muito significativa é a redução de possíveis prejuízos, como inadimplência e má utilização de recursos. A gestão administrativa e financeira ajuda a evitar e assumir qualquer dívida desnecessária da empresa.

Ela visa a aplicação adequada e eficiente de todos os fundos, bem como a redução do custo geral. Isso evita qualquer necessidade de requisitos de fundos adicionais por parte da empresa. Além disso, essa gestão é responsável por manter a disciplina financeira mais adequada em um negócio.

Ela assegura que todos os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficiente, sem desperdício. Os gerentes administrativos e financeiros supervisionam as atividades de todos os colaboradores e trabalham para obter deles melhores resultados.

Maximização do lucro

A gestão administrativa e financeira objetiva aumentar o lucro da organização e o patrimônio de seus sócios. Por meio dela, é possível obter altos lucros, minimizando o custo de operação e usando todos os recursos de forma eficiente. Logo, quanto maior for o lucro da empresa, maior será o dividendo declarado pela empresa aos seus sócios, por exemplo. Dessa forma, maximizará sua lucratividade.

Controle financeiro

Uma das melhores vantagens oferecidas pela gestão administrativa e financeira é ter maior controle financeiro do negócio. Ela oferece a supervisão e a administração de todas as atividades da empresa para exercer o controle financeiro. Com isso, é possível que todas as atividades estejam de acordo com o custo estimado e não ultrapassem os orçamentos pré-definidos no negócio. 

Transparência da informação

Por último, mas não menos importante, a transparência de todas as informações nos negócios é outra grande vantagem. Com esse tipo de gestão, é feito o registro de todas as informações sistematicamente, sendo disponibilizadas a todos os colaboradores. Uma maior transparência ajuda a desenvolver a compreensão adequada dentro e fora da empresa, além de evitar qualquer erro ou confusão nos processos.

Como vimos, a gestão administrativa e financeira descentralizada possui diversas vantagens. É importante ressaltar que para implementar uma gestão descentralizada em sua loja de veículosé preciso contar com sistemas de gestão eficientes, que integrem os setores do negócio, automatizem as tarefas e viabilizem o acesso à informação.

Curtiu nosso post? Gostaria de ler mais publicações como esta? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba mais conteúdos em seu e-mail!