Confira 5 erros no fluxo de caixa que a sua revenda de veículos precisa evitar!

Confira 5 erros no fluxo de caixa que a sua revenda de veículos precisa evitar!

Você sonha em ter uma vida financeira mais organizada? Muito pode ser feito nesse sentido, principalmente se alguns erros no fluxo de caixa forem evitados. Lembre-se de que, quando bem gerenciada, essa atividade leva ao crescimento e à expansão do negócio.

Além disso, a previsão das contas ajuda em todas as tomadas de decisão. Ao mesmo tempo, reduz os riscos de inadimplência, uma vez que é possível saber o volume total das receitas e despesas do mês com antecedência.

Neste post, confira os principais erros que as empresas cometem e fuja deles para otimizar os resultados da sua revenda de veículos.

1. Contar com o dinheiro que ainda não entrou

É um erro clássico, não é mesmo? Começar um negócio envolve muitas despesas necessárias que aumentam a lucratividade de maneira mensurável. Mas também tem outras que não são importantes.

Portanto, considere os custos e benefícios de cada uma. Juntamente à previsão de receita, crie um orçamento realista. Planeje quando seu negócio vai equilibrar, e quando surgirem despesas inesperadas, volte para suas projeções e observe se isso afeta o seu ponto de equilíbrio.

2. Não fazer o fluxo de caixa projetado

A gestão diária do fluxo de caixa é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Isso requer um monitoramento rigoroso das despesas gerais, níveis de estoque, cobrança de dívidas e lucro.

Então, analise os números para identificar os altos e baixos cíclicos. As informações ajudam no gerenciamento de estoques, cronograma de empréstimos, contratação de funcionários e ações de marketing.

3. Desconhecer as despesas

Não acompanhar o pagamento das contas é um dos principais erros na gestão do fluxo de caixa. Promissórias devem ser quitadas prontamente na data do vencimento para manter a saúde financeira da empresa.

Portanto, fique atento sobre as condições exigidas e encerre as dívidas em tempo hábil. A melhor maneira de evitar problemas é manter o controle do dinheiro que você deve, além de trabalhar em um cronograma de datas.

4. Falta de orçamento

O orçamento é parte essencial de um investimento. Sem ele, se torna difícil saber quanto dinheiro você está trazendo, o valor que está fluindo de volta e para onde exatamente está indo.

Criar um orçamento viável é simplesmente uma questão de entender quanto lucro líquido permanece após subtrair suas despesas totais de sua receita bruta. Divida suas despesas e examine-as com cuidado para ver o que está devorando a maior parte do seu dinheiro.

5. Não registrar todas as movimentações realizadas

Manter registros contábeis precisos, organizados e oportunos possibilita uma análise fácil do setor financeiro. Nesse sentido, mantenha os registros atualizados, independentemente se é você quem faz a venda ou não. Hoje, existem softwares específicos para essa finalidade.

Quer saber como a Boom Sistemas pode ajudar a sua revenda de veículos a manter o fluxo de caixa e o seu financeiro equilibrados?

Nosso sistema foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades e demandas das revendas de veículos espalhadas pelo Brasil. Com o módulo financeiro, sua revenda consegue controlar ( fluxo de caixa, saldos bancários, contas a pagar e receber, relatórios e extratos inteligentes ), todos integrados com os demais módulos do sistema, para que as informações e dados se cruzem evitando erros e re-trabalhos. Quer conhecer mais sobre o módulo financeiro da Boom Sistemas? Basta clicar aqui.

Percebeu como os erros no fluxo de caixa causam prejuízos que podem resultar em re-trabalhos, perda de produtividade, tempo e dinheiro? Considere custos e benefícios de cada despesa no seu planejamento, tenha um orçamento, registre todas as movimentações e mantenha os números atualizados.

Que tal receber outras dicas úteis para alavancar os resultados da sua empresa? Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.