Entenda a importância do Google Analytics para uma loja de veículos!

Entenda a importância do Google Analytics para uma loja de veículos!

O Google Analytics para loja de veículos é uma importante ferramenta para empresários e especialistas em marketing acompanharem como estão as suas estratégias de vendas online. Isso é possível porque a ferramenta fornece dados importantes.

Entre eles, podemos citar o número de visitas e a origem desses usuários, oferecendo ainda outras informações relevantes para as estratégias de mercado, como taxa de rejeição e visitas por página.

Ao longo desta leitura, você vai saber mais sobre a importância do Google Analytics para uma loja de veículos e como utilizar a ferramenta. Acompanhe!

Quais os benefícios de se contar com o Google Analitycs?

As informações fornecidas pelo sistema podem ser usadas nas tomadas de decisões. Isso colabora para a geração de mais resultados de sucesso para a sua revendedora de veículos, pois você passa a entender o comportamento do seu cliente por meio da interação dele com seus veículos de vendas e comunicação online.

Isso possibilita trabalhar de forma mais estratégica, a fim de aumentar o volume de vendas. Mas o Analytics não está limitado a coletar informações somente do Google. Com ele, é possível analisar outras mídias, como blogs, redes sociais, banners em portais, e-mail marketing, entre outros.

No caso de um e-commerce ou site de atração de clientes, a ferramenta torna possível identificar quais páginas internas apresentam rejeição e precisam ser otimizadas. Além disso, é possível:

*acompanhar os resultados;

*ter dados sobre número de visitantes;

*analisar a origem do tráfego (sites parceiros, anúncios pagos, rede social,   busca orgânica);

*analisar metas de vendas;

*controlar o retorno sobre investimentos, entre outros.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Google Analytics, veja como ele pode fornecer informações e ajudar no planejamento estratégico de sua loja de veículos!

Quais as métricas possíveis de acompanhar?

Separamos, a seguir, as principais métricas que a ferramenta pode analisar. Acompanhe!

Sessão

Uma das métricas mais relevantes da ferramenta, a sessão torna possível analisar o número de visitantes que o seu site recebeu dentro de um parâmetro de tempo pré-fixado. Se você não delimitar o período, o sistema configura de forma automática a análise de visitantes dos últimos 30 dias.

A sessão é fundamental para que você possa entender qual o número de usuários que acessam o site de sua loja de veículos. Além disso, mensura a quantidade desses usuários que se convertem em clientes.

Essas informações são expostas em um gráfico. Nele, você pode analisar as informações, tomar decisões e até mesmo visualizar as falhas do seu site ou estratégia, a fim de atrair mais visitantes e clientes para os seus canais online.

Usuários

Aqui, você tem acesso ao número de visitantes que suas plataformas online tiveram uma única vez. É possível solicitar mais informações para a ferramenta utilizando o filtro.

De acordo com os dados que você pedir para o sistema, o número de visitantes e sessões vai variar. Você também deve delimitar um espaço de tempo. Caso contrário, a plataforma vai trabalhar com 30 dias.

Taxa de rejeição

Essa métrica revela o percentual de usuários que saíram do seu site depois de terem visto apenas uma página. Para diminuir a taxa de rejeição, a melhor estratégia é desenvolver conteúdos úteis e agradáveis para o seu público.

Também vale apostar nas call-to-action (chamadas para ação). Elas servem para incentivar os visitantes a acessar outras páginas e conteúdos das suas plataformas.

Páginas por visita

É extremamente importante fazer o acompanhamento dessa métrica, juntamente à taxa de rejeição, pois ela revela o número médio de páginas que um visitante acessa no seu site ou blog.

Como implementar no Google Analitycs na sua loja da veículos?

Acompanhe o passo a passo para criar uma conta no Analytics!

Crie uma conta no Gmail

O primeiro passo para implantar a ferramenta é criar uma conta no Gmail. Você também precisará instalar no seu site um código para poder fazer o acompanhamento, que é uma tag.

Acesse o site do Google Analytics para começar o processo e insira o nome e URL do site. Fique tranquilo! Essa ação não estará visível aos usuários que visitarem a sua página, é apenas para o seu próprio controle.

Caso você tenha um site institucional e um e-commerce com domínios distintos, é importante criar duas contas diferentes no Google Analytics. Para organizá-las melhor, utilize nomes bem específicos.

Informe o setor

O seu setor não terá um impacto determinante sobre seus dados. Ele é utilizado apenas para controle do Google. Você pode selecionar as categorias “automotivo” ou “compras”. Mas, atenção! É permitido escolher só uma das opções.

Selecione o fuso horário

Muitas pessoas ignoram essa etapa, mas o horário escolhido tem impacto direto na maneira como você entende as informações do relatório. Caso opte por trabalhar com o horário de outro país, terá que fazer as conversões de fuso para saber qual o horário no Brasil em que seu site tem mais visitantes.

Fique atento, também, ao horário oficial do país, que é o de Brasília. Caso sua loja de veículos esteja em um fuso horário diferente, como em Manaus ou Acre, terá de fazer a conversão.

Após inserir todos os dados de forma correta, você terá acesso a uma tag global. Você deve instalar todas elas nas páginas do seu site, seguindo as orientações do Google.

Como vimos ao longo desta leitura, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para aqueles que já estão no ambiente online, incluindo uma revendedora de veículos. Com esse sistema, você tem as informações mais estratégicas acerca das suas plataformas virtuais, que podem colaborar para otimizar os seus recursos e aumentar as vendas da sua loja de veículos.

Para ter êxito nas suas ações online, utilize a ferramenta e seus recursos gratuitos. Esse é um serviço oferecido pelo Google com a intenção de ajudar pessoas como você, que desejam explorar a internet para ter mais resultados de sucesso em sua loja de veículos!

Assim, o Google Analytics para loja de veículos não é apenas uma simples ferramenta de monitoramento. Em seu contexto amplo, estamos falando de um poderoso sistema que, além de melhorar as suas estratégias de marketing digital, colabora para reduzir despesas com atendimento, marketing tradicional e relacionamento com clientes.

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