Canal de YouTube: como criar um para revendas de carros?

Canal de YouTube: como criar um para revendas de carros?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Google, o YouTube atinge mais pessoas entre 18 e 49 anos do que a TV a cabo e, no Brasil, são cerca de 98 milhões de usuários conectados. Os números mostram como é importante investir nas estratégias para um canal de YouTube, a fim de divulgar a sua revenda de carros.

É claro que, para investir nesse meio de divulgação, é preciso saber como fazer da forma correta, para que seu canal tenha audiência e retorno esperado. Por isso, neste post, vamos mostrar um passo a passo sobre como montar o seu canal e fazer com que ele tenha sucesso. Acompanhe!

Passo a passo para ter um canal de sucesso no YouTube

O primeiro passo é criar a sua conta:

*entre no YouTube e faça login em sua conta do Google;

*escolha a opção “Meu Canal”;

*defina o nome de seu canal;

*personalize o canal com os dados que o YouTube sugere, como fotos.

Nesse momento, é importante escolher um nome criativo e autêntico. Escolha um que atraia o seu público-alvo e que seja de fácil memorização, pois, muitas vezes, as pessoas assistem a um vídeo por acaso e, algum tempo depois, querem buscar o canal para ter acesso a mais conteúdos. Quanto mais marcante for o nome escolhido, melhor. Com relação às imagens, escolha um design padrão, para que seu canal fique bonito e organizado.

Dicas de conteúdo para o canal de YouTube

É importante que os seus vídeos tenham qualidade e prendam a atenção de quem está assistindo. A internet está cheia de informações e, se o seu conteúdo não for excelente, ele será ignorado e você vai perder um potencial inscrito no canal. 

Sua intenção é vender, mas o objetivo inicial deve ser atrair telespectadores para o seu canal de YouTube. Por isso, busque transmitir materiais de qualidade, com informações e dicas que sejam relevantes. Não foque na venda, mas em gerar conteúdo.

Separamos alguns estilos de vídeos que vão agregar valor ao seu canal e chamar a atenção dos amantes de carro. É claro que você não deve implementar todos de uma vez, mas são sugestões, e você pode escolher as que são as melhores para a sua estratégia:

*entrevistar grandes referências do automobilismo;

*criar um conteúdo com o gerente da sua revenda de carros, como entrevistas;

*solucionar problemas mecânicos comuns dos carros, dando dicas de reparos nos vídeos;

*fazer memes com os carros — faça as pessoas rirem, pois isso chama atenção, mas cuidado para não deixar que ultrapasse a seriedade de sua revenda de carros e também não desvalorize os seus veículos.

Uma grande dica é interagir com o seu público. Deixe sempre um espaço para que eles possam dar opiniões sobre o que foi postado e sugerir novos conteúdos. Nesse mesmo sentido, é interessante fazer campanhas pontuais com conteúdos que envolvam os inscritos no canal, em que eles possam mostrar os seus próprios carros e experiências, por exemplo.

Planejamento de postagens

É essencial que o seu canal de YouTube tenha uma frequência fixa de postagens, para que os inscritos sempre saibam quando sairá um novo conteúdo e, com o tempo, já estejam acostumados e esperando que aquele vídeo saia no dia marcado.

Você deve fazer um planejamento prévio, para que não ocorram imprevistos que possam atrapalhar a sua programação. Portanto, tenha sempre os vídeos de, no mínimo, uma semana inteira gravados. Para facilitar a produção do conteúdo, deve ser definido o que postar em cada dia da semana, por exemplo:

*segunda — dicas de reparos mecânicos;

*sexta — entrevistas.

A quantidade de postagens semanais deve ser definida por você, de acordo com a sua realidade e com a quantidade que acredita conseguir produzir. Não esqueça de que, no mundo da internet, é melhor publicar menos conteúdos, mas que sejam todos relevantes, a fim de atrair o público-alvo.

Erros que não devem ser cometidos ao criar um canal de YouTube

Não ter uma estratégia de conteúdo

Assim como você precisa descobrir o nicho, o produto e o público de sua revenda de veículos, também precisa abordar sua estratégia de conteúdo de mídia social. Muitas empresas podem ter executado sem uma estratégia sólida, e você poderia ser uma delas.

Muitas empresas fazem assim: entram no YouTube, criam seu canal, posta vídeos, coloca coisas interessantes para chamar a atenção dos inscritos e depois para de publicar. Depois de algum tempo do seu "lançamento", seu canal se transforma em uma terra árida, com inscritos questionando o que estão fazendo lá e muitos até deixam de segui-lo.

A estratégia de marketing deve ser tão boa que seja baseada na sua presença frequente e não na sua ausência. Faça alguns questionamentos que poderão te ajudar. Qual é o seu intuito ao utilizar o YouTube? Você deseja ter mais curtidas ou seguidores? Por qual motivo? Para gerar uma nova fonte de leads de vendas? Para fortalecer a autoridade da sua marca? Se você não sabe qual é o seu objetivo, não o alcançará.

Não interagir com os seus inscritos

Os perfis de muitas lojas de carros têm atualizações, mas não costumam interagir com os seus inscritos. A falta de conversa com seus clientes e seguidores diminui o valor de sua presença social e você não constrói relacionamentos valiosos. Muitas empresas temem que o feedback negativo prejudique sua reputação.

Esse é um dos grandes riscos da mídia social. Entretanto, em vez de se desculpar ou ignorar os comentários negativos, as marcas devem ver isso como uma oportunidade de melhorar. A mídia social oferece uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa com a pessoa que abandonou o feedback.

O feedback negativo são as opiniões honestas sobre a experiência do usuário de um produto. Quanto mais minucioso for o feedback do cliente, mais fácil para que sua revenda de veículos entenda as deficiências do atendimento ou de algum carro vendido. Os clientes, especialmente os que fazem feedback negativo, esperam que a marca os levem a sério.

As expectativas do cliente mudam constantemente, mas você ainda deve fazer o melhor para atender às necessidades deles. Principalmente, quando seus clientes tiram um tempo para expressarem o que eles pensam de sua empresa.

Não ter uma boa técnica de SEO

Se há apenas uma coisa que você precisa lembrar ao fazer o SEO dos vídeos do YouTube, é esta: não crie outro canal no YouTube, crie uma marca! Primeiro, considere o uso de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a posição do conteúdo na pesquisa. Para o YouTube, você deve prestar atenção às palavras-chave inseridas, títulos e objetivos significativos.

Você também pode usar tags e ótimas ideias na descrição do vídeo, mas lembre-se do limite de caracteres. O SEO de vídeo no YouTube, além da qualidade das imagens e do conteúdo, é fundamental para que os usuários achem vídeos no processo de busca.

Ter um canal de YouTube é estar antenado em uma das estratégias que mais geram retorno nos últimos tempos, pois as pessoas buscam informações de qualidade e de fácil acesso a todo momento. Agora que você conhece todas as coisas que deve fazer e as que devem ser evitadas, você não deve perder mais tempo! Comece a pensar sobre o estilo que corresponde ao conteúdo que você postará em seu canal.

Agora que você já está pronto para criar o seu canal do YouTube, compartilhe este post em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essa estratégia!